+55 51 9 9989.6807
Sou Delta Área de Downloads

Blog

Dia do Refrigerista valoriza os profissionais da refrigeração em 7 de julho

O dia 07 de julho é uma data muito especial para a Deltafrio e seus parceiros. Nele, se celebra o Dia do Refrigerista. Essa é uma das comemorações mais importantes do universo da refrigeração, justamente por valorizar profissionais indispensáveis para a indústria do frio.

Todas as etapas da produção de alimentos têm a presença do refrigerista, desde a preparação dos produtos, passando pela estocagem e transporte, e finalmente chegando à exposição para o consumidor final. De acordo com seu conhecimento, ele pode ser responsável pela elaboração dos projetos de sistema de refrigeração e climatização, montagem, instalação, comissionamento e manutenção dos equipamentos.

A atuação do refrigerista

 

O refrigerista pode atuar na refrigeração residencial, comercial ou industrial. Os segmentos são múltiplos, incluem supermercados, com suas diversas necessidades, sorvetes, farináceos, polpas de frutas, frigoríficos, laticínios, adegas etc. São muitos os cargos que o refrigerista pode preencher, cumprindo distintas funções:

Auxiliar de Refrigeração - Ajuda na instalação, manutenção preventiva e corretiva de sistemas de refrigeração e ventilação, monta tubulações, avalia o dimensionamento de locais para instalação de equipamento e realiza testes finais nos equipamentos

Mecânico de Refrigeração - É o profissional responsável por montar, instalar e pôr em funcionamento equipamentos de refrigeração e ar condicionado residencial, comercial e industrial. Realiza análises, ajustes de performance, detectando e corrigindo falhas de origem elétrica e mecânica, de acordo com desenhos, projetos e normas técnicas, em condições de qualidade, segurança e preservação ambiental.

Técnico em Refrigeração - Tem entre suas atribuições elaborar projetos de instalação, coordenar a execução da manutenção e montagem de sistemas de refrigeração e climatização, seguindo a legislação e normas técnicas ambientais, de saúde e segurança no trabalho, sempre utilizando as boas práticas inerentes à profissão.

A qualificação do refrigerista

 

Independentemente do cargo ocupado pelo refrigerista, ele só será valorizado e melhor remunerado se for um profissional qualificado. Conhecimentos teóricos, técnicos e práticos são fundamentais para se destacar no mercado de trabalho.

O curso mais comum para quem quer ingressar na profissão é o Técnico em Refrigeração e Climatização (http://cnct.mec.gov.br/cursos/curso?id=48). Ele é reconhecido pelo Ministério da Educação e consta no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, dentro do eixo Controle e Processos Industriais.

A carga horária mínima do curso é de 1200 horas, o que representa mais ou menos um ano e meio. No fim, o profissional será capaz de realizar as seguintes tarefas:

  • “Planejar, controlar e executar a instalação e a manutenção em equipamentos de refrigeração e climatização residencial, comercial e industrial, seguindo legislação vigente, normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança no trabalho e utilizando as boas práticas”

  • “Avaliar e dimensionar máquinas e equipamentos para utilização em projetos de instalação de refrigeração e climatização”

  • “Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando à eficiência energética e ao bem-estar do usuário.”

Para atuar como Técnico em Refrigeração e Climatização é preciso conhecer, saber e entender “processos de instalação e manutenção de equipamentos de refrigeração e climatização, de modo a assegurar a saúde e a segurança dos usuários; a sustentabilidade do processo, as técnicas e os processos de manuseio dos fluidos refrigerantes, normas técnicas, liderança de equipes, solução de problemas técnicos e trabalhistas e gestão de conflitos.”

Deltafrio e refrigerista: uma parceria que dá certo

 

Ter o apoio de uma empresa parceira e de confiança é muito importante para o refrigerista. Afinal, além de elaborar um projeto ou uma instalação de qualidade, ele também precisa oferecer equipamentos de qualidade a seus clientes. Imagine a má fama que o profissional pode ficar caso ofereça um equipamento de qualidade inferior e ele deixa de funcionar repentinamente, causando assim prejuízos para a para seu cliente, atrasos, acidentes, perda na qualidade do produto, correndo o risco, inclusive, de alguma intoxicação alimentar do consumidor final.

Por isso, a Deltafrio trabalha junto com os refrigeristas. Nosso esforço constante é sempre oferecer os melhores recursos e soluções em refrigeração e climatização a vocês. Além de um atendimento especializado, temos uma equipe técnica sempre disponível para dar suporte aos instaladores, gerentes de manutenção, projetistas, compradores e usuários finais.

Para auxiliar os refrigeristas a atingirem um serviço de excelência, a Deltafrio também prepara boletins técnicos e materiais de apoio para ampliar o conhecimento desses profissionais. Estes conteúdos apresentam soluções para necessidades específicas de diferentes segmentos ou etapas da cadeia do frio.

Amplie seu conhecimento com a Deltafrio

Conceitos Construtivos Deltafrio: Soluções para refrigeração comercial e industrial

Evaporadores E Condensadores Para Fabricação E Armazenamento De Polpa De Fruta

Soluções para fabricação de sorvetes

Soluções para refrigeração de supermercados

Evaporadores de piso para túnel de congelamento

Soluções para climatização de adegas

Conceito Stardard: Soluções para refrigeração comercial de média e alta vazão

Equipamentos de refrigeração para Farináceos

Conheça o impacto do Protec na produção de queijos

 

 

Outras Publicações

Todas as Publicações