55 51 9733.4560
Sou Delta Área de Downloads

Notícias

Semana Kaizen na Deltafrio

O projeto Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade em processos produtivos de empresas industriais do Brasil. A Deltafrio foi uma das empresas pioneiras do projeto em 2015 e devido aos resultados positivos, em 2017 novamente participa do programa em busca de melhoria contínua. O governo entra com um aporte financeiro de 80% do valor do projeto e a empresa paga os demais 20%. O programa deve ser realizado num prazo máximo de 90 dias com um total de 120 horas (20 horas de consultorias realizadas pelo Senai e 100 horas de atividades na empresa) separadas nas 4 etapas seguintes:

Etapa de Preparação (Tempo 1) - Durante a fase de mapeamento de fluxo de processo (fase que prioriza a identificação de oportunidades para melhorias), foram identificadas  quais eram as dificuldades entre o início do processo de estamparia até a saída dos núcleos prontos na montagem final da Deltafrio.

Etapa de Intervenção (Tempo 2) - O foco da etapa de intervenção foi medir e filmar todas as atividades realizadas na dobra do tubo de cobre, desde a alimentação da máquina com matéria prima, movimentação do operador, Set Up de troca do tubo passe 49 e passe 43, regulagem de comprimento de tubo, lubrificação, etc. Na sequência da intervenção foi montado um plano de ação (definiram-se os recursos necessários para efetuar as melhorias na semana de intervenção Kaizen). Na semana Kaizen (nome relativo à melhoria contínua) foram realizadas todas as mudanças físicas necessárias nos equipamentos, na Deltafrio foram realizados ajustes como: pintura de bandejas, identificação de ferramentais, mudanças no processo de medição, mudanças quanto à aplicação de força na máquina e otimização do alerta de falta de lubrificação.

Etapa de Monitoramento (Tempo 3) - Atualmente a Deltafrio se encontra na etapa de monitoramento seguindo para a Etapa de Conclusão (Tempo  4) na qual estão sendo realizados testes baseados nas mudanças feitas e estima-se uma otimização de ao menos 20% na produtividade da máquina e no tempo do processo.

Outras Notícias

Todas as Notícias