
Palestra sobre \"Inovação\" na Fiesp-SP
Na Deltafrio estamos em um constante processo de procura do \"Oceano Azul\" e por mais difícil que seja encontrá-lo, entendemos que é preciso persistir neste caminho pois, a medida que a empresa vai amadurecendo na cultura da Inovação, gradativamente ela tende a ir descobrindo pequenos \"lagos azuis\" que vão melhorando sua competitividade.
Em todo o mundo, são muito poucos os exemplos de empresas que verdadeiramente encontram seu oceano azul, ou seja, modelos de negócios nos quais elas sejam praticamente únicas, negócios que permitam ela navegar com extrema tranquilidade. Não é toda hora que se vê negócios surgindo como Facebook, Circu du Solail, Uber, etc, mas entendemos que qualquer empresa precisa dedicar parte dos seus esforços na busca diária por se reinventar.
Em um processo de inovação, os erros são inerentes, e neste ponto existe um importante conflito entre a escola da inovação com a escola da qualidade, pois na cultura da qualidade o objetivo maior é o \"Zero Defeito\".
Erros sempre custam dinheiro, mas em se tratando de inovação, o erro precisa ser encarado como aprendizado e é preciso encontrar maneiras baratas para errar. Para que um processo de inovação realmente entre na cultura da empresa, é preciso mais prática do que teoria, é preciso prototipar o quanto antes, mesmo que seja em miniaturas ou em materiais diferentes e mais baratos, mas é preciso materializar as ideias o mais rápido possível.
Outro aspecto fundamental é estabelecer o máximo de conexões possível, praticar o brainstorming, trocar ideias, estar conectado com os clientes e acima de tudo, a empresa precisa ter paixão por inovar.